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Restaurantes se especializam em pratos feitos com um só produto

  • PUBLICADO EM: 09/03/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Lanchonete foca no joelho, salgado enroladinho de presunto e queijo. Restaurante tem cardápio onde tudo é feito com ovo


Já pensou em montar um negócio ancorado em um único produto? No Rio de Janeiro, dois restaurantes apostam nesta estratégia. Um salgadinho que para muita gente é conhecido como enroladinho de presunto e queijo ganhou o nome de joelho no Rio de Janeiro. Isso porque na hora de vender, ele sempre foi colocado na bandeja, embaixo das coxinhas. Em Copacabana, uma lanchonete se especializou em joelho.

A ideia foi do empresário Felipe Issa: “A gente acabou escolhendo o joelho por ser um salgado que a gente comia na nossa infância e come até hoje. A gente viu uma oportunidade de inovar com esse salgado”.

Felipe abriu a joelheria em maio do ano passado, em sociedade com a mulher, Juliana Issa, e um amigo de infância, Romulo Ozório. “O monoproduto nos ajudou porque focamos num produto e os fornecedores são os mesmos. Isso ajudou pra ganhar experiência e depois diversificar mais”, conta Juliana. A joelheria tem o tradicional sabor de presunto e queijo, mas oferece mais 14 opções. Na linha premium tem de queijos brie e gorgonzola, banana, goiabada e um clássico de chocolate que ninguém consegue resistir. Os joelhos custam de R$ 6,50 a R$ 7,50. Os sócios vendem, em média, 300 joelhos por dia. O faturamento é de R$ 70 mil por mês.

Outra empresa que investiu na onda do monoproduto é um restaurante em Ipanema. Tudo no cardápio é feito com ovo. Foi uma ideia que o chefe de cozinha Rodrigo Gomes teve durante um trabalho no curso de gastronomia: “Resolvi fazer um bistrô pão com ovo. Os professores gostaram muito da ideia, acharam interessante. Resolvi criar um ambiente pequeno, com um único produto, que todo mundo gosta”. Rodrigo e os sócios investiram R$ 400 mil no bistrô. Eles servem sanduíche de ovo, ovo no pote, omeletes, bolos e doces. Para atender a demanda e todas as opções do cardápio, são usados quatro mil ovos por semana. O faturamento é de R$ 100 mil por mês.

O próximo passo é abrir outra loja, agora no Leblon, e franquear o modelo de negócio que só vende produtos com ovo.

A alma do negócio

Para o professor do Ibemec Rio, Samuel Barros, investir no conceito de monoproduto é uma boa opção para empresários que estão iniciando negócios: “Quando você fala de monoproduto, permite ter carrossel de produtos utilizando a mesma matriz, que reduz bastante seu custo e facilita muito a sua operação”. Mas é preciso ter cuidado, pois nem todo negócio ancorado em um único produto dá certo. “O risco é escolher produto ruim com pouca chance de diversificação”, alerta Samuel. A desvantagem do monoproduto é a exposição excessiva em cima de um único produto e a vantagem é a especialização.

Confira algumas dicas:

  • Começar pequeno
  • Observar a concorrência e ver se não há outras empresas com o mesmo produto
  • Conhecer muito bem o produto para ter chance de sucesso
  • Pesquisar o mercado

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